Vitória de Jesus sobre o maligno





:: FICHA DA OBRA ::

TÍTULO - MAESTÀ
AUTOR - Duccio di Buonisegna
DATA - Entre 1440 e 1450
PALA - m 2,11 x 4,26
DESTINO - Catedral de Siena
ACTUALMENTE: Museu da Catedral de Siena

PORMENOR - Painel da "TENTAÇÃO SOBRE O MONTE" 
ACTUALMENTE: New York, Frick Collection

:: A MAESTÀ  de  DUCCIO DI BUONISEGNA ::

No Arquivo de Estado de Siena conserva-se o contrato da encomenda relativo à "Maestà" pintada por Duccio di Buonisegna, datado de 4 de Outubro de 1308. O contrato foi celebrado entre o "operário" da Catedral de Siena e o pintor. 

O contrato continha uma série de cláusulas de carácter prático:

- o Mestre deveria pintar a pala pelas suas próprias mãos
- utilizando todo o engenho recebido de Deus
- o trabalho deveria ser executado com continuidade, não podendo aceitar outros encargos até que a obra estivesse concluída
- para maior garantia, jurou, sob o Evangelho, que trabalharia "bona fide sin fraude"

Três anos depois de assinado o contrato, a "Maestà" estava pronta para ser exposta à veneração dos fiéis. 

Um cronista da época relata o que sucedeu em Siena no dia 9 de Junho de 1311:
"Foi declarado dia de festa para toda a cidade; o comércio fechou; o Bispo ordenou que se fizesse uma solene procissão, presidida pelas autoridades da cidades e dos populares com velas acesas."

Para além do significado religioso, devia acentuar-se o pendor político, pois entre os santos que ladeavam a Virgem foram inseridos os quatro padroeiros de Siena. A legenda, colocada na base, confirmava esta dimensão: "Ó Santa Mãe de Deus, sê a causa de paz para Siena e de vida para Duccio que pintou desta forma."

A pala permaneceu no altar-mor da Catedral até 1505, ano em que passou para o altar de S. Sebastião. 

Em 1771, como aconteceu noutros retábulos, a pala foi desmembrada. Em 1878 reuniram-se os painéis que tinham ficado em Siena e levados para o Museu da Catedral, onde se encontram actualmente. 

A pala de 2,11 x 4,26 metros está pintada nas duas faces. Na principal está representada a "Madonna" com o Menino, sentada no trono entre filas de santos. Na face posterior está representada a Paixão de Cristo em catorze compartimentos. 

Com a excepção de dois (entrada de Cristo em Jerusalém e Crucifixão), cada compartimento compreende duas cenas sobrepostas.




O painel da "Tentação sobre o Monte" fazia parte da predela (parte inferior de um retábulo) desta face com cenas da Paixão de Cristo.

:: PAINEL DA "TENTAÇÃO DE JESUS 
SOBRE O MONTE" ::

Este painel que faz parte integrante da predela da face posterior da "Maestà" de Duccio di Buonisegna, após o desmembramento, passou a formar parte da Colecção Frick de New York.

A tábua pintada capta o preciso momento em que Jesus é tentado por terceira vez no deserto. Recordamos o relato: "Depois de ter jejuado quarenta dias e quarenta noites, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e tentou-o". (Mt 4, 10)

Duccio representa o momento culminante do encontro quando, repelindo Satanás com o grito enérgico "Vai-te Satanás", Cristo recusa adorar o maligno e recorda o princípio enunciado no Pentateuco: "Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele prestará culto" (Dt 6, 13)

O artista mostra o tentador a retirar-se, sob a indicação do gesto da mão firme do olhar resoluto de Jesus, enquanto, no lado oposto, se aproximam os anjos para O servirem.



Do ponto de vista iconográfico, o artista quis sublinhar os contrastes entre o mundo de Cristo e o de Satanás. 


Começa por contrapor as duas cidades em que a cena se insere: a Cidade de Cristo, a cidade do bem, da paz, cidade alegre, colorida, remetendo-nos para as cores originais do tijolo-rosa de Siena.



Em vivo contraste com a cidade de Satanás, a cidade negra, adormecida sob o manto do pecado.




Contraste também entre as figuras de Cristo e Satanás. Duccio realça a estabilidade, a serenidade, ao mesmo tempo a firmeza de Cristo que pousa os pés bem assentes no rochedo, em contraste com a instabilidade de Satanás que caminha, desequilibrado, para o abismo.




Contraste, por fim, entre as cores: rosa-avermelhado e azul, debruado a ouro, de Cristo, e a grande mancha negra de Satanás, cujo corpo está coberto de pelos (pilosus), imagem do pecado; cabelos de pé; orelhas alargadas; unhas ganchudas nos pés e nas mãos; asas membranosas como de morcego, por Satanás ser o "príncipe das trevas".

Como já dissemos, esta pequena tábua fazia parte da predela da face posterior da pala "Maestà".






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